20130902

2 o teu corpo escrito ao longe



Numa folha de zinco a preto. Nunca tive jeito para os primeiros momentos. Tenho a tendência covarde de mostrar os meus defeitos todos imediatamente. Como que a dizer que os arenques do rio dos meus olhos não estão vivos já. Escrevinhado como um sol sem luz num universo de desconhecidos. A nadar num deserto, no tom pálido de um café daqueles onde íamos para falar, com pessoas muito distantes, de olhinhos enfadonhos em letrinhas à sua sorte num jornalito de notícias sempre iguais. A matiné. Os estrangeiros diferentes calcando os soalhos em apocalipses de felicidade. A nossa carinha encostada ao interior do vidro do café com os dedinhos em bico a pegar na colherinha e a mexer a merdinha da mistura que fica no resto do café e do açúcar. A principal faculdade dessa manhã: sou uma merda, fica sabendo, não aprenderás nada que valha a pena comigo, estou a envelhecer, a desperdiçar oportunidades todos os dias, a vida não é muito mais que isto. Uma guitarra brandindo choros de mãe na folha de zinco do teu nome. Ventres esquecidos na maternidade da minha memória. Outro dia sentei-me em casa, moro na frente de um mato, pinheiros altos, sobreiros, terra solta, remoinhos de vento remoinhos de terra solta, abri o estore e pousei quatro livrinhos na mesinha, refastelei-me de pernas abertas contra a imagem do vento a tocar, pentear, os pinheiros para a direita, senti que me faltava um ou dois rins, os pulmões, senti-me morto a tarde inteira. Ouvi um choro diferente. Dizias-me Tudo bem, antes isso que cheirares mal. O teu humor faria rir um Hitler qualquer. Eu também sorri, não muito, para não me mostrar pateta. Queria ter rido tudo ao teu lado se me tivesses deixado. Passei-te o pacotinho, passaste-me o dinheirinho, dei-te um sorrisinho. Fui embora Até à próxima.
            Aprender comigo que comigo nada se aprende. E a folhinha de zinco do teu nome com reflexos rasantes de guitarra a chorar lições de astronomia barata ao ceguinho como um professor mudo num deserto de torturas e memórias.

Sem comentários: